top of page

DRA O QUE EU POSSO COMER APÓS A CIRURGIA?


A alimentação deve ser planejada no pré operatório, de maneira que ajude na recuperação e também na cicatrização. Isso significa dizer que a consulta médica antes da cirurgia serve justamente para verificar se o peso está adequado para realizar a cirurgia e ele reflete nada mais que a dieta e hábitos de vida.


Já após o procedimento cirúrgico propriamente dito, é importante a ingesta de alimentos balanceados conhecidos, como a base da nossa nutrição: carboidrato, proteína e gordura, sem esquecer das fibras.


Não se deve comer apenas sopas com carboidratos ou evitar carnes específicas como o porco ou o peixe. O que se deve fazer é comer moderadamente alimentos que não fazem mal ao paciente.


Considero que o ideal seja manter um aporte calórico de manutenção de peso logo nesse momento, de maneira que não falte nutrientes para a cicatrização. Costumo pedir para o paciente evitar alimentos inflamatórios como os açucarados e também não integrais como o pão e macarrão.


Portanto, na alimentação o que importa é seguir o básico, nutrir-se com o essencial, sem exageros ou restrições nesse período de catabolismo( consumo de energia para recuperação pós cirurgia) do organismo. Converse com seu médico e ainda tenha um acompanhamento nutricional especializado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page